Em meio a muita confusão entre ex colaborador e diretores do time Piripiriense, 4 de Julho, e entre as interrogações do que será feito com os milhões adquiridos pelo time, foi divulgado nos últimos dias, um vídeo que viralizou nas redes sociais sobre a verdadeira fundação do 4 de Julho.
A condução do vídeo é do também piripiriense e humorista, João Cláudio Moreno, e o assunto não é sobre a triste derrota de 9x1 para o São Paulo no Morumbi, e sim o grande foco é a verdade de como se criou o time da cidade dos 4 i´s.
João Claudio Moreno teve a ajuda do então professor Dideka para falar sobre a autêntica história do time. Dideka foi o entrevistador que embasou as grandes revelações sobre o time local. O senhor Dídimo Marques do Rego, conhecido carinhosamente de Bila, ex-jogador (meia direita, camisa 8) e um dos fundadores do 4 de Julho, o recebeu em sua residência.
Como o próprio João Claudio Moreno fala no vídeo, foram apenas 8 perguntas, para que o senhor Bila revelasse a verdade sobre a fundação do time 4 de julho, que por décadas um ex-prefeito o tem como de sua fundação e de sua propriedade. Para comprovar seu depoimento, senhor Bila disponibilizou imagens da formação do time, nos anos 60 (ano de fundação do time), com os respectivos nomes dos atletas, são eles: Francisco (Quinquin), Joaquim, Vilovaldo, Helio, João Bicudo, Abdoral Leitão, Raimundo Barros, Edilson da Sucan, Dídimo (Bila), Josimar, Domingos Sinó e Almir. (Foto acima).
Vale lembrar uma situação embaraçosa envolvendo a TV Clube - PI e Rede Globo sobre a história do time, a qual o produtor Fabio Lima e a repórter Stephanie Pacheco, receberam direcionamento equivocado sobre a trajetória do 4 de Julho, primeiro sobre o ano de fundação relatando que teria sido em 1987 e também sobre a motivação de um médico em montar o time, este que só se envolveu em 1975, ou seja, após 15 anos da formação do clube Piripiriense, logo porque o mesmo morava em outra estado entre os anos de 1965 até 1974, em Pernambuco. A matéria com informações errôneas foi ao ar no Jornal HORA UM no dia 29 de Abril de 2021.
Em outra ocasião, desta vez, também para a TV Globo de Pernambuco, houve outra informação contraditória, mais uma vez o ano de fundação, sendo divulgada como o ano de 1975.
O entrevistador professor Dideka foi bem direto em suas perguntas e o Sr. Bila não poupou detalhes. Falou sobre como era feito o transporte dos jogadores na década de 60, que no caso era realizado de caminhão, além de falar como conseguiam o uniforme para os jogos.
Vale colocar aqui também o comentário do ex-ministro de esportes, Aldo Rebelo, onde o mesmo fala que em relação ao 4 de Julho se foi criada uma lenda.
Comments